sexta-feira, 22 de abril de 2011

Eu acredito no meu Brasil; 511 anos!


Em 22 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral, descobre o Brasil, nosso belo e amado país. Isso é o que você e eu aprendemos desde pequenininhos quando entramos na escola. No início a história é muito bonita e romântica, mas com o passar dos anos e um pouquinho de senso crítico, vamos percebendo que essa “descoberta” não é lá um conto de fadas.

Descobrir o Brasil para os portugueses foi como achar a “galinha dos ovos de ouro”. Em uma terra em que “tudo de dá”, os nossos amiguinhos colonizadores, foram na verdade bem exploradores, brigaram com espanhóis, holandeses e com quem mais viesse pela nossa terra. Afinal, tínhamos os melhores paus-de-tinta (Pau-Brasil) que eles já haviam visto, tínhamos várzeas perfeitas para o cultivo da cana-de-açucar e ainda tínhamos um monte de índios bobalhões que se rendiam por meia-dúzia de ouro.

A verdade é que o Brasil nunca foi realmente colonizado, mas explorado, sugaram o que tínhamos de melhor e deixaram só a casca. Aprendemos desde o início a explorar, querer sempre mais e passar por cima dos outros sem um pingo de remorso. Essa foi a herança que os nossos colonizadores nos deixaram. Consertar o país hoje, depois de 511 anos, é quase impossível. Se cada um de nós, não fizermos a nossa parte, morreremos a míngua num país acostumado a cometer todo tipo de desigualdades.

Vale lembrar que eu comecei esse texto pensando em falar da nossa falta de reconhecimento e patriotismo, pois, ninguém nunca lembra o dia do descobrimento do nosso país. Somos muito patriotas sim, na copa do mundo, nas olimpíadas e só. Que patriotismo é esse que nos faz esquecer a data em que nosso país foi descoberto? Se bem que essa é a historia contado por quem tinha meios de registrá-la não é?! Porque quando os portugueses aqui chegaram já existia gente (índios), que usufruía muito bem desse espaço, obrigada! E só por isso eu vou amenizar as críticas porque nem eu acredito nessa história romântica de conto de fadas de que o Brasil foi descoberto e la la lá... Muito piegas pra mim.

Bem, eu só queria lembrar que hoje é um dia importante para todos nós, brasileiros. Queiramos ou não reconhecer, o fato existiu. E mesmo não sendo tão patriotas quanto os nossos vizinhos norte-americanos, somos um povo cheio de calor, amável, receptivo e temos esperanças de que todo esse mau deixado pelos nossos ancestrais colonizadores-exploradores se esvaia. 

Vamos deixar de celebrar o que não vale a pena, de instituir feriados para coisas sem sentido e de celebrar o aniversário de Brasília (a cidade antro da perdição) como se fosse o aniversário do Brasil. É difícil consertar um país que foi tão massacrado ao longo dos tempos. Porém, é a esperança de um mundo melhor que nos faz acreditar que o nosso Brasil ainda tem jeito. 

Parabéns meu Brasil pelos seus 511 anos. Eu sou Brasileira e não desisto nunca!



Nenhum comentário:

Postar um comentário